sábado, 25 de junho de 2011
terça-feira, 21 de junho de 2011
Mesma coisa é um caminhao de...
So se for de japa, porque de chines nao é mesmo. Não há um com a mesma cara. Tudo bem que nos filmes os caras são bem parecidos, mas nas cidades a diversidade é enorme. Há chines e chinesa para todos os gostos. Loira, cabelo curto, cabelo comprido, espetado, repicado e o que mais puderem imaginar. No geral a chinesa é bem arrumada, se veste bem e é vaidosa. Logico que estou falando das jovens. As mais velhas são desencanadas. O domingo deles é um dia normal. O comércio bombando, muita gente na rua e pasmem, os bancos abrem! Hoje a chuva deu uma trégua e pudemos sair um pouco. Sem ficar ensopado. Mas o sol nao deu as caras. O céu continua carregado. As nuvens sao baixas e encobrem os ultimos andares dos predios mais altos. Fico imaginando esse pessoal num dia ensolarado au do Brasil. Eles iam pirar.
honestidade a toda prova
Hoje tive um grande exemplo de honestidade. Troquei € 170 e algum tempo depois, a moça que me atendeu me ligou e disse que tinha feito o cálculo errado, e tinha dado menos dinheiro para mim do que deveria. Desci no lobby e ela me deu mais ¥ 180. Não sei se é algo normal nos hotéis, mas confesso que fiquei bem impressionado.
na casa de cha
Fomos então para a casa de cha. Sobe ali, desce aqui, e se eu fosse alguém encanado iria ficar desconfiado. Eles são estudantes de línguas, o rapaz estuda ingles e alemao, uma das garotas estuda inglês e comecou a estudar epanhol nesse semestre. Proponho uma conversa em portunhol, devidamente declinada por ela. Ainda esta muito nova no assunto. A degustação de chá segue os padrões conhecidos. Mal sabem eles que já conheco o sistema. O detalhe importante. Os chineses não aparentam a idade que tem. Eu não dava mais de 26 anos para o garoto, que na verdade tem 33. As garotas a mesma coisa. Uma delas tinha tinha 36 e aparentava menos de trinta. E a menor delas tinha cara de 17, mas tinha 24. Segundo meu novo amigo, são os cosméticos chineses. :-)
segunda-feira, 20 de junho de 2011
round around
Minha ideia era caminhar entao pelo perimetro da praça. E chuva caindo!!! Repito isso para vocês terem ideia. A chuva não da tregua. Quando estava caminhando, numa das entradas da estação, encontrei um grupo de estudantes conversando. Um rapaz e duas moças. Começamos a conversar, perguntaram de onde eu era e se estava passando ferias em Shanghai. Me falaram então que estavam indo para uma casa de chá e se nao queria acompanha-los. Como estava de bobeira e a chuva não parava, resolvi acompanhá-los. Em nenhum momento fiquei temeroso achando que pudesse ser algum tipo de golpe. Não sei porque, mas aqui na china não fico com a ideia que as pessoas querem te enganar. Só os comerciantes, mas isso é em qualquer lugar, nao?
People's Square
Minha ida a praça do povo foi vitoriosa. Consegui comprar o bilhete e chegar sem problema, sem perguntar nada para ninguém. (como se isso fosse possível. ;-) )
Estando lá, o primeiro problema. São 19 saídas! Minha ideia era de sair dentro da praça, e meu instinto de direção me levou para o lugar certo. Mas a chuva continuava firme e forte. Aqui foi minha primeira experiencia com, digamos, pessoas menos favorecidas. Havia ali muitas pessoas se abrigando da chuva, alguns deitados no chao, outros sentados em círculos, jogando cartas. Em nenhum momento me senti ameaçado, mas dava para perceber que eram pessoas a margem da sociedade. Não eram simplesmente pessoas fugindo da chuva! A unica pessoa que tentou falar comigo foi o vendedor de guarda chuvas. Declinei com um gesto de cabeca e continuei meu caminho.
domingo, 19 de junho de 2011
Chove chuva, chove sem parar
É impressionante o que chove aqui. Desde que chegamos aqui, a água não pra de cair. Somente na quarta feira parou um pouco, tendo direito a uns poucos raios de sol. Fui hoje de manhã até o McDonald's tomar um expresso. Uma xícara de Mc Cafe. Na volta fiz uma incursão no Carrefur, para conhecer os produtos. No setor de peixes, enguias e peixes vivos, para serem pegos com uma redinha. No mais, produtos semelhantes aos que encontramos por ai. Omo, Nescafé, e outros que reconheci pelos símbolos, mas escritos em ideogramas chines. Minha ideia é fazer um passeio na praça do povo, usando o metro. Vai ser minha primeira saida "on fly". As máquinas de vender bilhetes são simples, e há uma versao em ingles. Na verdade, são as palavras traduzidas para a versão romanizada. De qualquer forma, decorei a estação proxima ao hotel.
Blade Runner
O clima aqui me faz lembrar esse filme. Está chovendo o tempo todo. E para o lado que você olha tem um olhinho puxado. Só não sei se tem algum replicante. Mas pelo tamanho da população, o que menos se precisa são androides.
Nanjing Road
Essa é a rua mais famosa de Shangai. Onde estão as grandes grifes e lojas. Também os vendedores de relogios e bolsas fake estão aqui. Já chegam mostrando catálogos de relógios. Se você não quer eles vão mudando as ofertas, chegando nas massagens e também mulheres. Um chegou a me mostrar fotos da mercadoria. Mas não só de agentes que esse comercio vive. Há a oferta direta das profissionais. No primeiro dia que passeamos por aqui fui abordado por pelo menos 4 mulheres. Chegavam falando em ingles, perguntando como vai e de onde eu era. Nesse dia optei por fingir que não entendia. Logo elas iam embora. No segundo dia combinei com as garotas de ir caminhando a frente enquanto elas observavam a abordagem. Novamente apareceram várias, e dessa vez dei conversa para elas. Depois de algumas frases elas convidavam para sentar num cafe ou restaurante, e nesse momento eu dizia que não podia, pois estava esperando por umas amigas. A maioria desistia e ia embora. So uma me deu uma boa resposta. Em ingles ela falou: "as suas amigas você ve todos os dias. Eu você vai ver so hoje."
:-)
Mais uma vez o trânsito
O trânsito é algo a parte aqui na China. Como gosto de andar a pé, não posso deixar de comentar. Não é fácil andar a pé por aqui. O problema é que o sinal abre para o pedestre, mas a conversão a direita é permitida. Portanto, mesmo com o sinal verde, é preciso ficar muito atento. Pior que os carros são as scooters. As lambretinhas são elétricas e não fazem barulho. E também não seguem as regras de trânsito. Tudo é permitido a elas. Elas subistituiram as antigas bicicletas. Praticamente não se ve bikes aqui. Quando aparecem, sao motorizadas. Dias atrás quase fui atropelado por uma. Que andava na contramão. :'(
quarta-feira, 15 de junho de 2011
sinais do comunismo
Complementando o post anterior, o unico sinal do comunismo que vi foi no nossos almoços. Nas refeições inclusas no nosso pacote, tivemos direito a um copo de bebida. Independente da escolha, era servido um copo de água, coca cola, sprite ou cerveja. Foi a primeira vez que vi isso.
where is the comunism
Estou mais de 25 dias na China e ainda não encontrei o comunismo. Nas cidades maiores, tudo é mega, e não se anda mais de 15 min sem ver uma marca conhecida. Aqui em Shangai é impressionante. Junto ao comercio local, muitas lojas de grife. Ontem fomos a um lugar chamado praça do povo. Alguns metros depois, uma loja da Ferrari. Há muitas pessoas simples, mas nada comparável ao Brasil. Não vi nenhum mendigo. Vi pessoas, principalmente de idade, recolhendo garrafas e latas. Mas insignificante no total da população. Talvez não tenha ido para os rincões da China, onde provavelmente deve-se ver algo diferente. Mas a amostragem foi bem razoável. Em 20 anos o mundo vai ser chines. Ainda bem que ja vou estar aposentado. Isabela, comece a aprender mandarim. :-D
terça-feira, 14 de junho de 2011
O Sol
Algo que me deixou muito impressionado foi a ausência do sol. É uma neblina o tempo todo. Parece que é a poluicao. Não dá nem para tirar fotos. A gente fica ate meio deprimido.
Banheiros
Os banheiros são um assunto a parte aqui na China. É raro encontrar algum em condições razoáveis. As mulheres sofrem mais, como sempre. Uma vantagem discutível: você encontra o banheiro pelo cheiro.
O metrô
O metrô é realmente impressionante. Com excessao de Chengdu, todas as cidades que passei tem um excelente sistema metroviário, principalmente as grandes cidades, como Beijing e Xangai. E para causar inveja para qualquer cidade ocidental. O ponto negativo: placas indicativas com a proibição de cuspir no chão.
Xangai
Estamos agora em Xangai. Minha primeira impressão é que essa cidade não é como as outras que passei. Aqui se escuta mais inglês que mandarim e não me sinto um estranho no ninho. Aqui é um centro financeiro mundial, e pode-se ver nas ruas gente do mundo todo. Ontem estivemos numa área de restaurantes chique. Comemos num restaurante alemão, e praticamente não ouvi mandarim. Poderia ser qualquer lugar do mundo. A única evidência chinesa é a quantidade de chineses, que so seriam maioria se estivéssemos em Chinatown.
segunda-feira, 13 de junho de 2011
O buda gigante
Fomos visitar esse monumento, que fica na encosta de uma montanha e tem 300 m de altura. Fica distante de Chengdu 150 km. Mas gigante mesmo era a fila para descer as escadas ao lado da montanha. Resolvemos não descer e apenas visitar o parque, que por sinal, é muito bonito.
Na volta, minha ideia era aproveitar o tempo para dormir. Mas o motorista não estava a meu favor. Nunca vi alguém gostar tanto de buzina. Na verdade, isso é meio geral aqui. Eles buzinam o tempo todo. O jeito foi assistir Avatar, que passava na TV do onibus. Falado em alemão, com legendas em mandarim. :(
Looks like chinese
Mais uma vez problemas no cambio. O funcionário do banco ficou pedindo a ID de chinesa da Celeste. Como pode uma pessoa parecer chinesa, falar como chinesa e não ser chinesa?
Na Terra dos Pandas
Depois de dois dias no trem, chegamos em Chengdu, a terra dos pandas gigantes. O plano inicial era passar no hotel para um banho, pois nossos corpinhos não recebiam água há muito tempo. O primeiro desafio foi sair da estação. Para ilustrar a situação, pensem na estação. Se às 18h, com a vantagem que na se todos querem ir na mesma direção, o que não é o caso aqui. Acrescentem uma mala, uma mochila grande, uma mochila pequena e um tapete e terão a noção do que passei. Minha vantagem é que os chineses são bem menores que eu. No corpo a corpo levei vantagem, mas no jogo coletivo...
Chegando ao hotel descobrimos que não poderíamos fazer o check in antes do horario. Mas o que são 3 ou 4 horas para quem estava 44 h sem banho? Então toca para o parque dos pandas. Com certeza eles não vão ligar para o cheiro.
ps: se algumas partes ficarem sem sentido... é que meu pai não me mandou o resto, hehe.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Dois Dias Num Trem
Nossa saída do Tibete foi por trem. A ideia é atravessar o himalaia pela ferrovia. O lugar é inesquecível. Nunca vi paisagens tao lindas. Tirei centenas de fotos. As condições higiênicas do trem deixaram a desejar. Nossa sorte é que não tivemos que compartilhar a cabine com nenhum chinês. Ou melhor, com nenhum chinês desconhecido. ;-)
Aos que conhecem a Celeste, esqueçam tudo o que sabiam. Aqui ela é carnivora, come ate bife de Iaq além de tomar cerveja. Ares da China. Meu mandarim tem evoluído muito. Já sei falar cerveja, copo, gelo e obrigado. Palavras essenciais para a sobrevivência do dia a dia. Nossa próxima parada será na terra dos pandas. Como estaremos em uma cidade grande, a conexão deve ser mais fácil.
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Ainda em Lhasa.
Fizemos um passeio até um lago que está a 4300 m de altitude. Lugar muito lindo. Há muitos peixes, porém são sagrados. Não se pode pescá-los. Na verdade, tudo aqui é sagrado. O lago, a montanha, o rio. Falando em rio, o que corta Lhasa que tem o nome da cidade, se junta a outro e vão formar o rio Ganges 2000 km depois. Aqui também existe o ritual de queimar os corpos em balsas sobre o rio.
sábado, 4 de junho de 2011
Tibet
Estamos agora no Tibet, em Lhasa. A primeira coisa que dá para notar é a presença militar. A língua do Tibet é muito diferente, e podemos percebê-la nas lojas. Mas sempre está escrito maior destaque em mandarim. Nosso hotel está promovendo um festival de churrasco brasileiro, com picanha e tudo mais. A recomendação do primeiro dia é que comamos pouco, pouca gordura, nada de álcool e se possível descansar. E lógico que nao fizemos nada disso. A nossa adaptação aos 3600 m de Lhasa não foi fácil. Mas eu não podia deixar de provar a cerveja do Tibet, feita com água do degelo do himalaia.
Guerreiros de Xi'an
Xian É uma cidade industrial, e foi capital da China por 10 séculos. Os guerreiros foram achados por acaso, quando duas pessoas escavavam um pouco. O responsável pela contrução dos guerreiros foi o homem que unificou a China e uniu os sete reinos que existiam sobre um único governo. Demorou 40 anos para terminar. O guia que nos acompanha é meio estressado, mas tem um inglês melhor que o de Beijing. Fomos numa mesquita aqui. Há 12 milhões de muçulmanos na China. Mas falam chinês e são mais próximos dos muçulmanos do sudeste da Ásia. No entorno da mesquita há um mercado tipo persa, onde pechinchar É a lei. Sé para terem uma ideia, perguntei o preço de um dragão e a primeira oferta foi 280 yuan. Na segunda oferta ele baixou para 120. Como o yuan e bem desvalorizado, tudo fica muito barato. Estou admirado com a quantidade de compras que estou fazendo.
quinta-feira, 2 de junho de 2011
A Grande Muralha
A grande muralha é realmente grandiosa. A região que visitamos é próxima a Beijing, cerca de uma hora de carro. Como tudo aqui, sempre lotado. Na verdade, esse pedaço da muralha é praticamente uma escada que sobe, chegando ao ponto mais alto depois de passar por 13 torres, que são construções onde ficavam os soldados. A maioria das pessoas não passam da terceira torre. Portanto, para poder ver melhor a muralha, é só subir um pouco mais. É claro que fomos até o ponto mais alto, mas a caminhada não é das mais fáceis. Além disso, o sol estava bem forte nessa manhã. O destaque desse dia foi a Diana, que mesmo não sendo uma esportista frequente, nos acompanhou até o fim. Os limites existem para serem quebrados.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Nanjing
Nossa chegada em foi conturbada. No checkin nos pediram o passaporte para enviar para a delegacia de policia. Argumentamos que não podíamos mandar o original e ela poderia enviar copias. Não satisfeita, ela propôs que fossemos todos juntos para a delegacia. Como estavamos num subúrbio, imagino que isso era uma determinação da autoridade local. Mesmo tendo o visto da autoridade central, os caras queriam que fossemos mostrar a cara para um bacaca que acha que tem autoridade. Pegamos nossas coisas e fomos para outro hotel.
domingo, 29 de maio de 2011
Chegando na China
Chegamos em Pequim às 5h da manhã, fizemos o check-in no hotel 7h e decidimos sair para uma volta ao invés de dormir, pois assim entraríamos rápido no horário local. Estamos bem perto da cidade proibida, da praça da paz celestial e dos principais pontos do centro. Tivemos que fazer o câmbio e tivemos que esperar um tempão, pois a funcionaria desconfiou da Celeste, uma brasireira com cara de chinesa falando mandarim fluentemente.
Amigos
A NET aqui é bloqueada e não consigo acessar o blog nem o facebook. Estou mandando por email e a Isabela (isabela: eu! haha) publica para mim. Vou tentar atualizar o mais rápido possível.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Em Londres
O voo ate que foi tranquilo. O assento que fiquei era no fundo do aviao, e ao inves de 3 lugares ha apenas dois. Portanto, mais espaco. Voces devem estar percebendo que nao estou acentuando. O motivo eh que estou usando uma estacao aqui do aeroporto. Meu telefone esta sem bateria e tb nao sei como fazer para pagar a taxa do WiFi. Esse aeroporto eh gigantesco. Estamos no terminal 5, portanto ha mais 4 desses. Acho que li em algum lugar que esse aeroporto eh o mais movimentado do mundo, mas nao tenho certeza. Uma coisa ruim aqui eh que tudo eh em Libra £, o dinheiro ingles, e para tudo que eu vejo o preco acho carissimo. Esse acesso, por exemplo, estou gastando £ 3 por 3o minutos. Estamos com uma diferenca de 4 horas de fusos e ainda nao deu para sentir. Vamos andar mais 7 horas de fuso. Ai acho que o bicho vai pegar. Espero que nao fiquemos muito cansados, pois temos que comprar umas passagens no aeroporto de Beijing. As irmas Huang estao bem, mas cansadas. Sai um pouquinho para deixa-las dormir.
domingo, 22 de maio de 2011
sábado, 21 de maio de 2011
Malas prontas
quinta-feira, 19 de maio de 2011
O primeiro contratempo
Acabei de descobrir que nosso voo usará o "mordernissimo" 747, também conhecido como Jumbo. Mal comparando, e como utilizar um jeep 57 ao invés de uma Cherokee 2010. Você chega no mesmo lugar, mas suas costas.....
Assinar:
Comentários (Atom)
Minha lista de blogs
Roteiro provável
22/05 Sampa
23/05 London
24/05 Beijing
25/05 Beijing
26/05 Beijing - > Nanjing
27/05 " Show Faye Wong "
28/05 Nanjing - > Beijing
29/05 Beijing
30/05 Beijing
31/05 Beijing
01/06 Beijing - > Xian
02/06 Xian
03/06 Xian - > Lhasa
04/06 Lhasa
05/06 Lhasa
06/06 Lhasa
07/06 Lhasa - > Chengdu
08/06 Lhasa - > Chengdu
09/06 Chengdu
10/06 Chengdu
11/06 Chengdu
12/06 Chengdu - > Shanghai
13/06 Shanghai
14/06 Suzhou
15/06 Shanghai
16/06 Shanghai
17/06 Zhangjiajie
18/06 Zhangjiajie
19/06 Zhangjiajie - > Guilin
20/06 Guilin
21/06 Guilin
22/06 Guilin - > Shanghai
23/06 Shanghai
24/06 London
25/06 Sampa
23/05 London
24/05 Beijing
25/05 Beijing
26/05 Beijing - > Nanjing
27/05 " Show Faye Wong "
28/05 Nanjing - > Beijing
29/05 Beijing
30/05 Beijing
31/05 Beijing
01/06 Beijing - > Xian
02/06 Xian
03/06 Xian - > Lhasa
04/06 Lhasa
05/06 Lhasa
06/06 Lhasa
07/06 Lhasa - > Chengdu
08/06 Lhasa - > Chengdu
09/06 Chengdu
10/06 Chengdu
11/06 Chengdu
12/06 Chengdu - > Shanghai
13/06 Shanghai
14/06 Suzhou
15/06 Shanghai
16/06 Shanghai
17/06 Zhangjiajie
18/06 Zhangjiajie
19/06 Zhangjiajie - > Guilin
20/06 Guilin
21/06 Guilin
22/06 Guilin - > Shanghai
23/06 Shanghai
24/06 London
25/06 Sampa



